A Plataforma de Observação Eleitoral Mais Integridade, através de 1900 observadores distribuídos por mais de 1500 locais de votação nos 161 distritos do país, acompanhou, desde as 6H00 do dia 9 de Outubro, o processo de votação, apuramento dos votos a nível das mesas, distrito e províncias, para a eleição do Presidente da República, Deputados da Assembleia da República, Governadores provinciais e Membros das Assembleias Provinciais. Ao longo do dia eleitoral, o Mais Integridade recebeu reportes de um total de 3016 mesas, desde a abertura, durante a votação, fecho até a publicação dos resultados parciais ao nível das Mesas de voto.
Para além da observação do processo da votação, contagem e apuramento parcial, o Mais Integridade realizou exercício de apuramento paralelo de votos para as eleições provinciais nas províncias de Zambézia e Nampula.
Conforme as actividades que o Mais Integridade tem vindo a realizar a nível das mesas dos locais de votação, distrital, provincial e nacional, entre os dias 9 a 14 de Outubro, depois do anúncio dos apuramentos provinciais dos resultados eleitorais, o Mais Integridade tem as seguintes constatações:
- Constatações sobre a abertura das Mesas
- Constatações sobre o decurso da votação
- Constatações sobre Fecho das Mesas e contagem