Nota introdutória
Com 31 proponentes formalizados na Comissão Nacional de Eleições para as autárquicas deste ano, nomeadamente 17 partidos políticos, três coligações de partidos políticos e 11 grupos de cidadãos eleitores proponentes; e com os cabeças de lista dos principais partidos conhecidos para os 65 municípios que vão às eleições este ano, o Consórcio Eleitoral Mais Integridade realizou, no dia 10 de Agosto corrente, um webinário com o tema “Candidaturas às eleições autárquicas 2023: Competitividade, género e transparência no registo de concorrentes”.
O debate procurou perspectivar a competitividade nos principais municípios do país, a partir mesmo das candidaturas, sobretudo os cabeças de lista anunciados pelos partidos políticos.
Mais ainda, o evento debruçou-se sobre até que ponto essas candidaturas respeitam questões de género, particularmente a inclusão da mulher. Terceiro da série de webinários organizados pelo Consórcio Eleitoral Mais Integridade, o debate do dia 10 de Agosto teve como oradores Dércio Tsandzana, Cientista Político, Benilde Nhalevilo, Activista Social, e Paulo Cuinica, Porta-voz da CNE, sob a moderação da Jornalista e Activista Social, Fátima Mimbire. Outras perto de 50 pessoas também tomaram parte do evento virtual. Este Policy Brief resume as principais constatações e recomendações do evento.