Published August 7, 2023

Introdução

Quase todos os processos eleitorais, em Moçambique, têm sido marcados por tensão motivada por diferentes situações. Entre várias, pode se destacar a desconfiança em relação aos órgãos eleitorais, bloqueios à observação eleitoral independente, entre outros que levam a conflitos eleitorais. Com efeito, como credibilizar os processos eleitorais e reduzir desconfianças e conflitualidade?
Este foi o ponto de partida de um debate realizado no dia 28 de Julho de 2023, pelo Consórcio Eleitoral “Mais Integridade”. O debate, na forma de webinário, teve como oradores Domingos do Rosário, Professor de Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane, e Paulo Cuinica, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), com a moderação de Guilherme Mbilana, especialista em contencioso eleitoral.
Além dos painelistas, o webinário da passada sexta-feira contou com a participação de perto de 100 pessoas, algumas das quais tiveram oportunidade de intervir no debate, tendo convergido na necessidade de Moçambique realizar eleições à luz de boas práticas internacionais que garantam transparência e integridade dos processos, de modo que não sejam momentos de conflitos, mas de consolidação democrática.