Published October 2, 2024
Categories: Notícias e Eventos

Este Comunicado apresenta as principais constatações do Consórcio Eleitoral Mais Integridade relativas à quinta semana da campanha eleitoral (21 a 27 de Setembro), baseadas na observação de 2412 eventos de campanha de quatro partidos e seus candidatos presidenciais, nomeadamente FRELIMO, RENAMO, MDM e PODEMOS, e na monitoria da comunicação social e das redes sociais da internet.

Durante este período, os observadores do Consórcio puderam observar quase todos os eventos de campanha, salvo pequenas excepções em Marromeu (Sofala) e Quelimane (Zambézia). No bairro Torrone B (Quelimane), o secretário do Comité do bairro impediu o observador de acompanhar a campanha do partido FRELIMO. Exigia que a credencial do observador carimbada pelo comité provincial da FRELIMO fosse averbada no bairro para ser válida. Em Marromeu (Sofala), Angoche (Nampula) e Montepuez (Cabo Delgado) observadores foram impedidos de fotografar as caravanas do partido FRELIMO.

Entretanto, o Consórcio Mais Integridade está profundamente preocupado com o atraso na credenciação de parte dos seus observadores, na província da Zambézia, para a observação da votação, no dia 9 de Outubro. A Zambézia, o segundo maior círculo do país, é uma das províncias onde o Consórcio pretende realizar a contagem paralela (mais conhecida por PVT) na votação da próxima semana. Para o efeito, o Consórcio submeteu, há mais de duas semanas, na Comissão Provincial de Eleições (CPE) da Zambézia, 279 pedidos de credenciação para igual número de observadores.

No entanto, até ao fim do dia desta terça-feira, a CPE da Zambézia ainda não tinha emitido as credenciais. À insistência do Mais Integridade, a CPE tem apenas garantido que irá emitir as credenciais, sem apresentar datas, o que preocupa o Consórcio, tendo em conta a aproximação da data da votação, próxima semana.